explorerdigital.blogspot.com

O melhor conteúdo sobre computadores, celulares, notebooks, gadgets e tecnologia pessoal. Dicas, tutoriais, downloads, e muito mais ...

Philip Kotler e o Marketing 3.0: o impacto das redes sociais



O maior especialista do marketing tenta explicar as mudanças que as redes sociais e o crescente poder dos consumidores têm para os negócios

Philip Kotler, uma das maiores autoridades mundiais quando o assunto é marketing, esteve nesta terça-feira (9/11) na ExpoManagement em São Paulo. Kotler tem 44 livros publicados, alguns dos quais muito familiares para alunos e especialistas da área no Brasil. O último volume, que o autor apresentou em sua palestra para o auditório lotado, chama-se "Marketing 3.0". O livro é uma tentativa de cobrir as mudanças por que a disciplina passou nos últimos anos com a revolução da internet - Web 2.0 e das redes sociais -, propondo um caminho para as empresas administrarem suas práticas no futuro.
O autor começou a palestra falando sobre a perda da efetividade dos investimentos em marketing e explica que ainda existem 2 tendências para a área para os próximos anos: orçamentos menores e exigência por maiores retornos para os investimentos. Isso se complica ainda mais se considerarmos o papel das redes sociais na vida das marcas. O consumidor insatisfeito pode influenciar sua rede de contatos a ter uma atitude negativa em relação a uma empresa. Por outro lado, enfatiza Kotler, "se você cria um caso de amor com seus clientes, eles mesmos se encarregam por fazer a sua publicidade".
Em consequência destas mudanças na estrutura da sociedade, Philip propõe uma nova filosofia empresarial na qual as companhias buscam compreender seus clientes e absorver suas demandas através da construção colaborativa de produtos e processos. Por fim, a "empresa [3.0] se preocupa com a situação do mundo e quer contribuir para um mundo melhor", conclui Kotler.

Fonte: Olhar Digital
 

Leave a Reply



Seu Comentário é bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, ultilize o Formulário para contato.

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!