explorerdigital.blogspot.com

O melhor conteúdo sobre computadores, celulares, notebooks, gadgets e tecnologia pessoal. Dicas, tutoriais, downloads, e muito mais ...

Sistema consegue traduzir sinais do cérebro em palavras

Pesquisadores pretendem utilizar o método para beneficiar portadores de paralisia por acidente vascular cerebral e outras doenças
A conversão de sinais neurais em palavras pode parecer coisa de ficção científica, mas está mais próximo da realidade do que muitos imaginam. Cientistas da universadade de Utah, nos EUA, conseguiram, pela primeira vez, "ler" as palavras ditas apenas pelo cérebro.


Utilizando duas grades com 16 microeletrodos inseridos diretamente nos centros de fala do cérebro de um paciente, os pesquisadores pediram para que ele, ainda acordado, repetisse cada uma das 10 palavras consideradas úteis para uma pessoa com paralisia total, como sim, não, quente, frio, fome, sede, olá, adeus, mais e menos. Durante a comparação dos dois sinais do cérebro (gerados por palavras como "sim" e "não") o sistema foi capaz de distinguir as falas do cérebro com 76% a 90% de precisão.

De acordo com os pesquisadores, o sistema poderá beneficiar os portadores de paralisia por acidente vascular cerebral, traumas e doença de Lou Gehrig, caracterizada por afetar as células neurais motores, células nervosas e medula espinhal.

A próxima etapa será fazer testes com um número maior de eletrodos a fim de aumentar a precisão dos sinais captados. Ao invés de 16, os pesquisadores já trabalham com uma grade de 121 eletrodos, dispostos com um espaçamento maior entre eles.

Leave a Reply



Seu Comentário é bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, ultilize o Formulário para contato.

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!